sábado, 9 de janeiro de 2016

Cientistas descobrem 'perto' da Terra planeta potencialmente habitável

Ele tem diâmetro 60% maior do que a Terra e segue órbita semelhante à de nosso planeta em torno de estrela parecida com o Sol


A missão Kepler, da Nasa, descobriu um planeta com características semelhantes às da Terra: tem tamanho parecido e está em uma"zona habitável" (área em torno de uma estrela em que água líquida pode se acumular na superfície de um planeta em órbita) perto de uma estrela como o Sol. A agência espacial americana chamou oKepler-452b de "primo mais velho" da Terra, em comunicado em seu site. 

 "No aniversário de 20 anos da descoberta que provou a existência de planetas orbitando outros sóis, a exploração de exoplanetas (planetas fora do Sistema Solar) da missão Kepler descobriu um planeta e uma estrela que mais se assemelham à Terra e ao nosso Sol. Este resultado excitante nos leva mais perto de achar a Terra 2.0", disse John Grunsfeld, administrador associado da Diretoria de Missão Científica da Nasa.

"Podemos pensar no Kepler-452b como um primo maior e mais velho da Terra – uma oportunidade para entender e refletir sobre o ambiente em evolução da Terra", afirmou Jon Jenkins, líder do grupo análise de dados do Kepler, que comandou a descoberta do planeta. "É inspirador considerar que este planeta já passou seis bilhões de anos na 'zona habitábel' de sua estrela – mais tempo que a Terra. É uma oportunidade substancial para a vida se desenvolver, há todos os ingredientes necessários e condições para haver vida nesse planeta." Com seis bilhões de anos, a estrela Kepler-452 é 1,5 bilhão de anos mais velha do que o Sol. 

 O Kepler-452b tem diâmetro 60% maior do o que da Terra. Sua massa e sua composição ainda não são conhecidas. Estudos preliminares sugerem que deva ser um planeta rochoso como a Terra. O ano (tempo para o planeta completar a órbita em torno de sua estrela) nesse primo de nosso planeta dura 385 dias. O planeta está 5% mais longe de sua estrela do que a Terra do Sol. 

 Com a descoberta do Kepler-452b, são 1.030 os planetas catalogados. Além desse feito, os cientistas anunciaram outros 11 corpos pequenos candidatos a planetas em "zonas habitáveis".




Saiba mais:







Nenhum comentário:

Postar um comentário