sexta-feira, 10 de abril de 2009

Cientistas dizem ter identificado fronteira entre o espaço e a Terra

- Cientistas canadenses afirmam ter identificado a fronteira entre o espaço e a Terra.

Segundo os especialistas, da Universidade de Calgary, o espaço começa 118 quilômetros acima da superfície terrestre.
Os cientistas chegaram a esta conclusão a partir de dados coletados pelo instrumento Supra-Thermal Ion Image, que conseguiu identificar onde terminam os ventos terrestres, considerados relativamente leves, e onde começam os "fluxos violentos" de partículas espaciais, que podem atingir velocidades de até 1.000 km/h.
Segundo os pesquisadores canadenses, é extremamente difícil coletar informações nesta área, porque o local é muito alto para o uso de balões e muito baixo para o de satélites. "Esta é a segunda vez que medições diretas de fluxos de partículas carregadas foram feitas nesta região, e a primeira em que todos os ingredientes, como os fortes ventos acima da atmosfera, foram incluídos", disse David Knudsen, um dos cientistas envolvidos no estudo.

Para saber mais: Estadão.com

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Asteroide está a caminho da Terra e pode colidir em 2014

Um asteroide de pouco mais de um quilômetro de diâmetro estaria a caminho da Terra e poderia colidir com o planeta em 21 de março de 2014, segundo astrônomos da agência britânica responsável pelo monitoramento de objetos potencialmente perigosos para o planeta. Mas, ao menos na estatística, não parece ser o fim do mundo --a chance de uma colisão catastrófica é de apenas uma em 250 mil.

Chamado de 2003 QQ47, o asteroide se aproxima da Terra a uma velocidade de 32 km/s, o equivalente a 115 mil km/h. Com 1,2 quilômetro de diâmetro, ele tem um décimo da massa do meteorito que, acredita-se, levou à morte dos dinossauros há 65 milhões de anos.

Saiba mais clicando aqui - Folha Online

Sol entra no maior período de calmaria em anos, afirma Nasa

A Nasa informou que o Sol entrou em um estranho processo de calmaria, com ausência de manchas em sua superfície, e de intensidade nas labaredas e nas tempestades.

A agência espacial americana tinha informado em setembro que a pressão média do vento solar --a corrente de partículas carregadas que atinge a atmosfera terrestre e impulsiona os raios cósmicos em direção aos limites do sistema planetário-- tinha caído 20% desde meados da década de 1990.

Na metade do século 19, o astrônomo alemão Heinrich Schwabe descobriu que os ciclos se completavam com bastante regularidade a cada 11 anos, e isso seguiu assim durante mais de 200 anos. Mas, este ano, a situação mudou um pouco e a intensidade diminuiu bastante.

Saiba mais clicando aqui - Folha Online

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Estação Internacional manobra para evitar o lixo orbital

WASHINGTON, EUA (AFP) — A Estação Espacial Internacional (ISS) teve que realizar manobras preventivas na noite de 22/03/2009 para manter suficientemente afastado o lixo orbital a fim de que os astronautas possam fazer sua saída espacial.

Os motores do ônibus Discovery foram usados durante três horas para reduzir a altitude da ISS em 3.300 metros, explicou Bill Jeffs, um dos porta-vozes do Centro Espacial Johnson em Houston (Texas).

Os dejetos, que possuem um pouco mais de 10 centímetros, são oriundos de um foguete chinês lançado em 1999 e que se soltaram em março de 2000.

Fonte: Google Notícias

quarta-feira, 1 de abril de 2009

A vida na Estação Espacial Internacional


Como os Astronautas vão ao banheiro?

Eles têm que fazer malabarismo para não flutuarem enquanto usam o vaso sanitário. É preciso, por exemplo, prender as pernas a faixas e apoiar-se em uma barra de segurança. A urina é tratada e vira água potável. As fezes são enviadas por sucção para um recipiente, que é ejetado. O “pacote” se desfaz em cinzas assim que entra na atmosfera terrestre.

Nasa apresenta modelo de nova espaçonave para exploração da Lua

A Nasa (agência espacial americana) apresentou nesta segunda-feira aos frequentadores do National Mall --a esplanada de Washington-- um modelo em tamanho natural de uma nave projetada para levar astronautas à Lua, dentro do programa Constellation, que visa a levar o homem a Marte.
A Orion, construída pela Marinha, substituirá os ônibus espaciais, que devem ser aposentados em 2010 pela Nasa.


Saiba mais clicando aqui - Folha Online .