domingo, 16 de agosto de 2009

Águas de Lindóia e a Missão Apollo 11

O Balneário Municipal exibe uma nota fiscal muito interessante (NF nº 20.218), emitida em 2 de Abil de 1969, três meses e meio antes do homem chegar a lua pela primeira vez a bordo da Apollo 11. Segundo este documento, foram embarcadas para Cabo Kennedy, a pedido da Nasa, 100 dúzias de garrafas com 500 ml contendo água mineral de Águas de Lindóia. Algumas pessoas que trabalharam na empresa engarrafadora naquela época confirmam a história e acrescentam que a água enviada foi retirada da Fonte Santa Filomena, que ainda jorra no Balneário.

O página daNasa comprova que a cápsula Eagle, onde os astronautas Neil Armstrong, Edwin Aldrin e Michael Collins fizeram a viagem, possuía dois reservatórios para água, mas não especifica com qual água eles foram abastecidos. Os motivos que teriam levado a NASA a escolher a água mineral de Águas de Lindóia são a baixa acidez e rápida absorção pelo organismo."

By Gregório Toth

Fonte: Wikipedia

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Astrônomos veem vulcões frios na lua Titã, de Saturno

Astrônomos que esperam encontrar um planeta como a Terra estão de olho num lugar outrora insuspeito: Titã, uma lua de Saturno. O satélite entrou ontem na fase de mudança das estações do ano, e um grupo de cientistas espera ver fenômenos que ajudem a reforçar uma nova ideia. Segundo eles, apesar do perfil químico peculiar, Titã é um lugar muito parecido com a Terra.

Pode parecer um contrassenso dizer isso de um lugar sem água líquida e com temperaturas abaixo de 170°C negativos. A sonda espacial Cassini, porém, tem mostrado que o metano --principal componente do gás natural-- é a substância que, em Titã, equivale à água.

Por isso, diferentemente da Lua terrestre, Titã não é um deserto estático. A paisagem lá exibe lagos, rios e chuvas de metano, além de uma série de fenômenos com paralelo na Terra.

O último deles, apresentado na Assembleia Geral da IAU (União Astronômica Internacional), no Rio, é a atividade geológica de Titã. Novas imagens da Cassini indicam que aquela lua possui "vulcanismo frio". Sem energia suficiente para produzir lava quente, os vulcões derramam uma mistura pastosa de água com amônia.

Veja a reportagem completa clicando aqui: Folha de S.Paulo