sexta-feira, 24 de julho de 2009

Telescópio Spitzer registra galáxia em espiral

O telescópio Spitzer, da Nasa (agência espacial norte-americana), registrou a galáxia NGC 1097, que está a 50 milhões de anos-luz da Terra. Veja na foto, abaixo, a galáxia em formato espiral.

Recentemente, a Nasa divulgou outra imagem surpreendente captada pelo Spitzer: a colisão de duas galáxias dando origem a uma terceira

As galáxias tinham buracos negros em seus núcleos com massa milhões de vezes maior que a do Sol.

Fundidos, os núcleos das galáxias deram origem à chamada NGC 6240, localizada a 400 milhões de anos-luz de distância do Sol, na constelação de "Ophiuchus".

Agora, esses núcleos estão se aproximando numa velocidade tremenda e se preparando para a colisão final. Ela acontecerá por completo daqui alguns milhões de anos, um período relativamente curto nos parâmetros do tempo no espaço.

"Uma das coisas mais legais da imagem é que esse objeto é único", disse Stephanie Bush, do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica, em Cambridge (EUA), autora de um artigo que descreve a observação do fenômeno que será publicado no próximo "Astrophysical Journal".

"Simplesmente não há muitas colisões galácticas nesse estágio no Universo que normalmente observamos."

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Acompanhe a rota da missão Apollo 11 até a Lua

A chegada do homem na Lua completa 40 anos nesta segunda-feira (20).

A viagem, feita pelos astronautas "Buzz" Aldrin, Neil Armstrong e Michael Collins, também teve seus percalços até o pouso em solo lunar.

Acompanhe, passo a passo, como foi a jornada até o satélite natural clicando aqui: folha.uol

domingo, 19 de julho de 2009

Mapa mostra presença humana na Lua

Confira onde astronautas e sondas já pousaram. Veja também localização de cada item da Apollo 11.

Em 20 de julho de 1969 um homem pisou na Lua. Nos quatro anos seguintes, outros voltaram, nas Apollos 12, 14, 15, 16 e 17. E tanto antes quanto depois sondas desceram no satélite.

Cobertura completa dos 40 anos do homem na Lua

Confira no mapa os locais de pouso das missões Apollo (EUA), Surveyor (EUA) e Luna (URSS): g1.globo.com

Viagem Cósmica

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Novo mapa de Vênus sugere que planeta teve continentes e oceano

Vênus deve ter sido mais parecido com a Terra, com um oceano e um sistema de placas tectônicas que deu lugar à formação de continentes, segundo o primeiro mapa do hemisfério sul desse planeta elaborado com as câmeras de infravermelho da nave Venus Express.

O mapa é o resultado de mais de mil imagens obtidas entre maio de 2006 e dezembro de 2007 por equipamentos com infravermelho que permitem ver por meio das densas nuvens que cobrem Vênus, segundo informou a Agência Espacial Europeia (ESA).

Antes, foram utilizados sistemas de radar para obter mapas de alta resolução da superfície de Vênus. Mas esta é a primeira vez que se obtém um mapa que indica qual poderia ser a composição química das rochas.

Os novos dados são compatíveis com as suspeitas de que os dois planaltos montanhosos de Vênus são antigos continentes produzidos por uma atividade vulcânica, que antes estiveram cercados por um oceano.

"Não é uma prova, mas é compatível. Tudo o que podemos dizer, por enquanto, é que as rochas do planalto parecem diferentes das encontradas em outros lugares", afirma, em uma nota da ESA, o cientista alemão Nils Müller, que dirigiu os trabalhos cartográficos.

Na opinião do cientista, a única maneira de ter certeza de que os dois planaltos de Vênus são continentes será enviando uma sonda a essas áreas.

Embora a água de Vênus tenha desaparecido, ainda pode haver atividade vulcânica, afirma.

"Vênus é um planeta grande, aquecido por elementos radioativos em seu interior. Deve ter a mesma atividade vulcânica que a Terra", afirma Müller.

O mapa oferece aos astrônomos uma nova ferramenta para entender por que Vênus é tão semelhante em tamanho à Terra e, no entanto, evoluiu de forma tão diferente, afirma a ESA.

A nave Venus Express foi lançada em 9 de novembro de 2005 e levou 155 dias para chegar a sua órbita operacional.

Fonte: folha.uol.com.br


segunda-feira, 13 de julho de 2009

A beleza do céu noturno pelo mundo

TWAN procura apresentar fotos e pequenos vídeos do céu noturno de várias partes do mundo.

Vale a pena conferir.



The World At Night
(TWAN) is a program to produce and present a collection of stunning photographs and time-lapse videos of the world’s landmarks against the celestial attractions. The eternally peaceful sky looks the same above symbols of all nations and regions, attesting to the truly unified nature of Earth as a planet rather than an amalgam of human-designated territories.


Clique aqui e divirta-se: twanight.org/

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Google vai lançar programa que identifica estrelas no celular

O site de buscas de internet Google vai lançar uma aplicação que permite que os usuários de telefone celular identifiquem planetas e galáxias.

Astrônomos amadores poderão distinguir Mercúrio de Marte ao apontarem a câmera de seu celular para o céu e apertarem um botão.

O software que a Google vai adotar chama-se Star Droid e usa GPS (Global Positionin System - o sistema de localização por satélite) para identificar a posição do usuário e compará-la a mapas do céu. Ele aponta automaticamente nomes de estrelas e planetas que podem ser vistos através da tela do celular.

A aplicação permitirá também que se conheça a distância do corpo celeste e sua posição em uma constelação.

Os astrônomos esperam que a tecnologia da Google, que poderá ser baixada gratuitamente da internet, ajude a inspirar e a educar uma nova geração interessada nos mistérios do espaço.

"Parece que esta novidade pode ser realmente útil para ajudar as pessoas a aprender sobre o que estão observando", disse Carolin Crawford, do Instituto de Astronomia da Universidade de Cambridge, ao jornal britânico The Sunday Times.

"Será interessante ver o quanto a câmera dos celulares poderá pegar. O céu, à noite, é muito cheio. Vênus pode aparecer brilhante no espaço mas muitas estrelas aparecem bem apagadas e pode ser difícil para a câmera captar."

O Google já oferece aos usuários mapas do espaço através do Google Sky. A data para o lançamento de Star Droid ainda não foi anunciada.

Fonte: BBC Brasil - Notícias

Exposição revela detalhes de Saturno

Uma exposição de fotos da sonda Cassini, da Nasa, inaugurada nesta semana em Londres, mostra detalhes da atmosfera, luas e anéis de Saturno, o segundo maior planeta do Sistema Solar.

A exposição Visões de Saturno, no Planetário de Greenwich, tenta revelar alguns dos mistérios do planeta distante.

Veja as fotos clicando aqui - BBC Brasil

Famoso pelos anéis, o planeta também conta com mais de 60 luas. Entre 1979 e 1981, três sondas passaram brevemente pelo planeta, trazendo de volta imagens que intrigaram especialistas.

Em 1997, uma missão conjunta da Nasa (agência espacial americana), da Agência Espacial Européia (ESA, na sigla em inglês) e da Agência Espacial Italiana (ASI, na sigla em italiano) enviaram uma sonda mais poderosa para estudar os mistérios de Saturno.

A Cassini-Huygens chegou a Saturno em 2004, depois de uma viagem de sete anos por bilhões de quilômetros no espaço.

Acoplada à Cassini, foi enviada a sonda Huygens, desenhada para pousar e fotografar a superfície de Titã, a maior lua de Saturno.

A exposição fica em cartaz até o fim de agosto.